Uso da Internet Por Crianças e Adolescentes

Equipe Técnica LSFA
23/03/2023

A internet trouxe grandes avanços e facilitou o contato entre as pessoas, trazendo informações de forma mais rápida. Porém sabe-se que também existem muitos riscos no meio virtual, principalmente para crianças e adolescentes.

Quando o acesso as redes sociais forem permitidas pelos pais ou responsáveis, faz-se importante o diálogo com as crianças, orientando sobre o que pode ou não ser acessado, bem como sobre não manter contato com pessoas desconhecidas, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário.

Uma forma de proteger os infantes é supervisionar e controlar o que fazem quando estão online, delimitando o tempo de uso, além de verificar o que foi acessado. Explicar sobre os motivos pelos quais faz-se necessária a supervisão e dar exemplos simples facilita o entendimento.

Nesse sentido, os pais ou responsáveis podem utilizar-se das ferramentas oferecidas pelas redes sociais, além de aplicativos próprios para a supervisão e o controle. Considera-se a prevenção o melhor caminho, pois como disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n 8.069/1990, no art. 6, “a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento”, torna-os mais vulneráveis sendo necessária a sua proteção.