Amanda Cancian*
03/04/2023
O currículo é a sua porta de entrada para todo ambiente de trabalho, por isso é muito importante preenchermos com clareza e o principal: A SINCERIDADE! Esses dados de identificação têm como objetivo mostrar as informações básicas de experiências e pessoais, para conhecimento da empresa. Então segue o passo a passo para um primeiro passo:
Montando o currículo:
Você pode inserir um pequeno texto se apresentando e falando quais são suas pretensões na vida pessoal e profissional. A foto é opcional, mas tome cuidado, não use uma foto muito informal.
Comece pelas informações básicas: Nome, idade (data de nascimento), endereço e telefone de contato – caso você não consiga atender o telefone durante todos os horários do dia, deixe um telefone para recado, pode ser um familiar mais próximo que vai conseguir transmitir as informações para você.
Escolaridade: coloque até qual série estudou, se concluiu ou se está estudando ainda, se esse for o caso, a previsão de conclusão. Aqui você pode colocar também os cursos que você já fez.
Experiências profissionais: Coloque as empresas que trabalhou, coloque o período em que esteve lá e o cargo que ocupou, se possível, escreva em poucas linhas as atividades que exercia, ou se for sua primeira experiência, coloque que você está na busca do primeiro emprego.
A realização de cursos agrega conhecimento e complementam o currículo. Assim, segue uma sugestão de site com cursos online gratuitos.
Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline
* Graduada em Administração, atua na área de recursos humanos a mais de 5 anos.